5 perguntas que você precisa saber antes de ir a uma entrevista de emprego!

Publicidade

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Estar bem preparado para uma entrevista de emprego é fundamental. Nesse post vamos apresentar as 5 perguntas mais usadas pelos recrutadores.

As entrevistas comportamentais estão cada vez mais sendo usadas na hora de selecionar os profissionais. Investigar a postura e atitude de candidatos em empregos anteriores está sendo cada vez mais uma obrigação pelos profissionais.  

Nas entrevistas além das respostas sobre a experiência profissional, o que mais está sendo levado em conta são as respostas de caráter emocionais, que expõe o candidato a situações mais complicadas revelando com clareza e sinceridade como é o comportamento do candidato.

Para estar preparado a essas situações, vamos citar 5 perguntas que fará a diferença na hora da entrevista.

1 – O que levou você a procurar um novo emprego?

Essa pergunta força o candidato a expor o motivo que o fez a procurar uma nova oportunidade. A dica é ser o mais sincero possível, mesmo que o motivo possa ter sido demissões ou problemas de relacionamentos.

Ainda, recomenda-se que exponha o que você absorveu de experiência nessas situações, exemplo:

Fui demitido por que meu desempenho ficou abaixo do esperado, mas agora estou realizando um curso na área para aprimorar meus conhecimentos.

Não use respostas abertas e genéricas como:

  • oportunidade melhor
  • vi vantagem
  • queria um novo desafio

O mais importante de todos nunca mita numa entrevista de emprego ou fale mal do antigo emprego.

2 – Conte uma historia de sucesso que você obteve no último emprego

Com essa pergunta o entrevistador irá obter as respostas necessária para saber como o profissional se deu em momentos de estresse, rotinas, prazos apertados e problemas de relacionamento.

Esse é o momento certo para você poder fazer a diferença na entrevista. Tenha sempre umas 3 historias de sucesso, conte com clareza o que você vivenciou, tendo um começo, meio e fim: qual era o desafio, como você atuou e o que fez para superar.
Assim, o entrevistar irá saber qua a sua experiência técnica, sua atitudes e funções.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

3 – Quais são suas maiores qualidades? E os seus defeitos?

Essa é uma pergunta bem comum usada nas entrevistas. Embora defeitos são pontos que devem ser desenvolvidos e superados.  Não use respostas genéricas como: “sou perfeccionista´´ ou “meu defeito é trabalhar muito´´.

Publicidade

O que o entrevistador quer nesse momento é saber se o candidato tem autoconhecimento e sabe reconhecer quais os pontos que ele precisa melhorar.
Quando for dizer quais são os defeitos, procure explicar o que tem efeito para melhorar. Em vez de dizer que é muito ansioso, é preferível contar o que tem feito para  controlar a ansiedade, por exemplo: “estou lendo livros e assim eu consigo controlar e desenvolver meus hábitos´´.

4 – Já ocupou um cargo de liderança?

Nesse momento da entrevista é muito importante que você exponha com clareza as funções realizadas por você se ja tenha ocupado um cargo de gestão.

Explique como você lidava com metas, prazos, cobrança e equipe. Se trabalhou com uma equipe como era a rotina e principalmente como era o seu relacionamento com os subordinados.

Caso nunca tenha exercido um cargo de liderança, exponha quais são as suas metas e o que você tem feito para alcançar o seus resultados. Exemplo: Estou cursando ensino superior, assim quero obter conhecimento para gerenciar o departamento financeiro e controladoria num futuro próximo.

5 – Qual a sua pretensão salarial?

Pergunta usada sempre no final da entrevista, basicamente para saber se o que você está disposto a receber está de acordo com o que a empresa de dispõe a pagar.

A dica para se dar bem nessa resposta é dizer o seguinte:

“Meu salário é X e pretendo receber Y, mas estou aberto a negociações“.
Esperamos que com essas perguntas você possa se preparar melhor na hora da entrevista. Aproveite e veja as oportunidades divulgadas em nosso blog clicando nesse link.
Boa sorte!
 

Publicidade

Comments

comments